Todo criador de conteúdo, para qualquer plataforma que seja, como por exemplo o Youtube, precisa estar atento à um aspecto muito importante: a introdução de vídeo. Com isso, você consegue prender a atenção do seu público rapidamente e mantê-lo interessado em assistir ao restante do seu conteúdo.
Uma introdução desinteressante não instiga o usuário a terminar o seu vídeo, pulando para outro conteúdo semelhante e, com isso, além de diminuir seu alcance, aumenta sua taxa de rejeição, fazendo com que seu vídeo seja mostrado cada vez menos nas plataformas.
Para te ajudar com isso, nós criamos uma lista com algumas dicas importantíssimas para sua introdução de vídeo. Continue a leitura para descobrir quais são e como fazer o seu canal crescer.
Vamos lá?
A importância da introdução de vídeo
Você sabia que, de acordo com esse estudo, para capturar a atenção do seu público sem que eles mudem para outro vídeo o tempo é de apenas 10 segundos? E que nos primeiros 30 segundos, caso a apresentação e o conteúdo não sejam bons, aproximadamente 33% das pessoas já passaram para o próximo vídeo? Esse número aumenta para 45% após 1 minuto. Saber de tudo isso é extremamente relevante para o criador de conteúdo.
Esses dados servem para reforçar a importância de uma boa introdução de vídeo. Com uma introdução bem formulada, você convence o seu público a continuar no seu vídeo, fazendo com que sua mensagem seja entregue e a partir daí suas visualizações cresçam.
Entendido a importância de uma boa introdução de vídeo você irá garantir que o seu público cresça cada vez mais e possivelmente irá fidelizar espectadores. Agora vamos ver como fazer isso na prática?
Como fazer uma boa introdução de vídeo?
Preparamos essas dicas que são valiosas para você, criador de conteúdo, que pretende aumentar as visualizações no seu canal. Vamos conferir algumas?
Crie uma boa vinheta
Uma vinheta criativa e personalizada dirá muito sobre o seu canal e faz uma enorme diferença na retenção da sua audiência nos primeiros segundos do seu vídeo. Isso mostra profissionalismo, credibilidade e expõe a identidade do seu canal.
Seu vídeo é sobre alimentação saudável? Que tal começar com uma vinheta mostrando o processo de criação dos pratos? Ou quem sabe mostrar um conjunto de fotos de todos os tipos de refeição, como café da manhã, almoço, lanche e janta? Deixe sua criatividade livre! Mas atenção: a vinheta não deve ser longa, pois isso faz com que as pessoas percam o interesse.
Crie um bom storytelling
O storytelling é a prática de contar histórias. Um vídeo que tem isso como objetivo, cativa o usuário a terminar de assistir o conteúdo, pois eles irão querer saber “como a história termina”.
Uma boa forma de fazer isso é você convidando o usuário a refletir sobre determinado assunto, que provavelmente estará relacionado ao que ele procura. Por exemplo, se seu canal é voltado para marketing digital, comece o vídeo mostrando um problema: “como consigo aumentar o tráfego em meu site?”. Se a pessoa chegou até seu vídeo, é porque ela está com o mesmo problema e isso a fará terminar de assistir o vídeo para saber a solução.
Utilize frases impactantes
Para gerar um impacto logo de cara na sua audiência é preciso utilizar frases impactantes, isso fará com que os usuários tenham interesse em assistir todo o seu vídeo. Às vezes as afirmações não precisam ser levadas ao pé da letra, pois você terá a chance de explica-las ao longo do vídeo.
Frases como “você não vai acreditar em como eu descobri tal coisa” ou “isso é inacreditável” despertarão o interesse dos seus espectadores e, consequentemente, trará mais visualizações ao seu canal.
Faça perguntas na introdução
Essa é uma boa tática para prender a atenção do seu usuário. Questionamentos que os levem a uma breve reflexão sobre determinado tema fará com que eles fiquem curiosos com o restante do conteúdo.
Por exemplo, se o seu canal é voltado para games, comece um vídeo com “você sabia que é fácil subir de nível em tal jogo?”. Se a pessoa não consegue realizar o que foi proposto, ela irá assistir todo o seu conteúdo afim de atingir o seu objetivo.
Ofereça as soluções para as perguntas
Outra forma de fazer uma boa introdução é oferecer a solução para o problema que o usuário está enfrentando. É importante que você prometa a solução, que será dada no decorrer do vídeo, mas que não deixe de cumprir, caso contrário o usuário não voltará a assistir os seus vídeos, já que você quebrou a promessa feita e não o ajudou em seu problema.
Por exemplo, você pode oferecer uma solução como “veja como resolver esse problema em seu computador”. A promessa da resolução fará com que o usuário se sinta interessado em seu conteúdo.
Veja as tendências do momento
Seu conteúdo precisa estar atualizado com as novidades do mundo, mas claro, tudo dentro do seu conteúdo. Assuntos que estão em alta atraem a atenção do seu espectador.
Apresente com bom humor
Por último, mas não menos importante, o bom humor. Introduções bem-humoradas ganham a simpatia do espectador, afinal, quem quer assistir um vídeo em que se sinta destratado ou “desafiado”? Mas é importante se atentar a qualidade e quantidade desse humor, para que não fique parecendo uma coisa forçada.
Essas foram as dicas que separamos para você arrasar na sua introdução de vídeo. Utilizando-as você terá sucesso e aumentará as visualizações em seu canal.
A Plataforma EAD oferece várias funcionalidades para você, criador de conteúdo, e para empresas que pretendem treinar seus colaboradores:
- Aulas ao vivo com chat;
- Certificações;
- Questionários e provas;
- Área de e-commerce completa;
- Áreas de conhecimento;
- Gamificação;
- E muito mais.
Venha conhecer a Plataforma EAD. Agende uma demonstração e vamos crescer juntos!
- Educação Corporativa: Um Diferencial Competitivo - 12/12/2023
- Educação Corporativa em Pequenas Empresas - 04/12/2023
- Educação Corporativa: Investimento Inteligente - 27/11/2023