Se você está antenado, é professor ou trabalha em qualquer outra posição relacionada ao ensino, com certeza já se deparou com alguma discussão que questiona o modelo de ensino atual. A cultura digital está cada vez mais inserida na educação para que sejam correspondidas as necessidades da nova geração.
Com todos os avanços tecnológicos, as informações estão à um click de distância. Dessa forma, é necessário que sejam incorporadas práticas que estimulem e otimizem o aprendizado, utilizando os recursos tecnológicos disponíveis.
Vamos entender mais sobre isso?
O que é cultura digital?
Nesse artigo explicamos um pouco sobre a história da internet. Recapitulando: ela foi criada em 1969, conhecida como Arpanet e inicialmente tinha a função de interligar laboratórios de pesquisa devido à Guerra Fria. Foi liberada para uso comercial em 1987, porém se popularizou apenas nos anos 90.
Desde então a internet não parou de crescer. Avanços tecnológicos trouxeram diversos benefícios à humanidade. A internet possibilita que pessoas do mundo todo se conectem em questão de segundos.
A cultura digital é o conjunto de transformações, hábitos e comportamentos ocasionados pelo advento dos meios digitais. Muita coisa mudou com a cultura digital, inclusive a educação. Práticas que incorporam tecnologias com a educação são proveitosas no contexto educacional e pode trazer diversos benefícios para a comunidade escolar.
Qual a importância da tecnologia na educação?
Dentre os vários motivos que justificam a adoção da cultura digital nas escolas, podemos destacar que essas soluções aumentam o engajamento dos alunos. Além disso, a tecnologia é uma forte aliada para atender as necessidades dos estudantes, que, nos tempos atuais, são chamados de nativos digitais, pois estão cada dia mais ligados a ferramentas tecnológicas.
A cultura digital também contribui para otimização da gestão escolar, do processo de ensino e aprendizagem e no desenvolvimento completo de habilidades socioemocionais e das competências dos alunos.
Como a cultura digital está impactando a nova geração?
Como a internet foi popularizada na época de 90, quem nasceu a partir desse marco, é considerado nativo digital. Métodos antigos de ensino podem não ser suficientes para esse público.
Por esse motivo a implementação da cultura digital é uma maneira de atender ao comportamento tecnológico desses alunos, sejam eles crianças ou não.
Além de tudo isso, pode haver a conscientização acerca do uso da tecnologia. É possível mostrar aos alunos que, o uso consciente das ferramentas tecnológicas, pode contribuir para a sociedade em que se vive. Assim como também se pode mostrar como o uso pode ser nocivo se utilizado de forma incorreta.
Tudo isso se torna uma forma de preparar melhor os estudantes para um futuro melhor, incluindo a área profissional.
Quais são as ferramentas mais utilizadas?
E-books
Os e-books ganharam muita força com a cultura digital. É possível baixar livros digitais de forma gratuita, que estimula ainda mais a leitura, já que não é preciso gastar nenhum recurso com isso, somente com o notebook e até mesmo celular o aluno tem à disposição o material. Isso faz com que o acesso à informação seja mais democrático.
Além disso é possível contar com o Google Acadêmico, que se dedica a exibir artigos, teses e trabalhos acadêmicos sobre o tema pesquisado, onde auxilia o aluno, fazendo-o otimizar tempo.
Redes sociais
As redes sociais estão cada vez mais inseridas no nosso dia a dia e pode ser um empecilho para alguns professores. Muitos alunos, ao invés de prestar atenção na matéria, estão conectados às redes. Mas isso pode se tornar um aliado.
Criar grupos em redes sociais para compartilhar determinados conteúdos, fazer um fórum de discussões e outras utilidades possíveis aproximam os alunos tanto da matéria, quanto do professor.
Gamificação
Na educação, a gamificação se baseia no uso de jogos educacionais para que algum objetivo seja alcançado. A gamificação permite a imersão do aluno em conceitos estudados em aulas, onde serão colocados em prática e reforçados, além de trazer mais diversão.
Além disso os jogos trazem mais interesse aos alunos, fazendo com que se sintam mais estimulados a aprenderem e, dessa forma, os conteúdos são assimilados com mais eficácia, melhorando o desempenho escolar.
Os jogos também associam diversas habilidades, como concentração, raciocínio lógico e criatividade. Mais um motivo para ser implementado na educação, correto?
Ensino EAD
Entre as ferramentas mais utilizadas, estão as plataformas de ensino EAD. Baseadas na personalização do ensino, trazem diversos benefícios e recursos, como por exemplo:
- Videoaulas;
- Questionários e simulados;
- Gamificações;
- Trilhas de aprendizagem;
- Relatórios diversos sobre desempenho dos alunos;
- Sistema de e-commerce;
- Personalização da plataforma;
- Material didático completo;
- Fóruns de discussão e chats ao vivo;
- Avaliações online;
- Emissão de certificados validados pelo MEC.
Além de tudo isso, uma plataforma EAD permite que as aulas sejam mais dinâmicas, facilitando a compreensão, maximizando o aproveitamento das aulas e engajando os alunos.
A Plataforma EAD da Estado Virtual oferece tudo isso e muito mais! Contamos com recursos como aula transparente, gestão de alunos, performance comparativa e gamificada, comércio eletrônico integrado, entre várias outras funções. Marque uma demonstração gratuita!
E para mais artigos interessantes, continue acompanhando o blog!
- Educação Corporativa: Um Diferencial Competitivo - 12/12/2023
- Educação Corporativa em Pequenas Empresas - 04/12/2023
- Educação Corporativa: Investimento Inteligente - 27/11/2023