Como visto no post anterior, a gamificação ajuda a desenvolver habilidades nos colaboradores, que, consequentemente, geram melhores resultados para a empresa. Nesse artigo vamos relatar benefícios e ajudá-lo a implementar em sua empresa!
Mas, antes disso, vamos recapitular o conceito de gamificação?
O que é Gamificação?
A Gamificação é a dinâmica que utiliza games para motivar os colaboradores, deixar um produto ou serviço mais atrativo e gerar resultados mais positivos com os clientes.
A gamificação não precisa necessariamente de um jogo para gerar os resultados esperados. Ela também pode ser aplicada através de desafios, regras, sistema de pontuações e premiações a cada meta cumprida.
Um dos objetivos da dinâmica é aumentar a interação e o engajamento dos colaboradores e clientes. Além disso, explana a cultura organizacional da empresa, auxilia no gerenciamento de projetos e viabiliza ações de marketing.
Entendido o conceito, vamos ver quais os benefícios essa proposta traz para sua empresa?
Benefícios da Gamificação
A gamificação possui diversas vantagens. Como em jogos comuns, os jogadores, além de se divertirem, exercitam a concentração. Para jogar, você precisa de foco, persistência e energia. Agora vamos trazer todo esse engajamento para dentro da empresa.
Implementando os games na rotina empresarial, é possível moldar comportamentos e impulsionar os colaboradores. Eles ficam mais motivados e, dessa forma, trazem melhores resultados para a empresa.
Os games, além do foco, também proporcionam mais determinação, sentimento de superação à cada desafio cumprido, melhor colaboração e mais união entre a equipe, gerando o sentimento de uma competição saudável e ainda propicia a autoavaliação e evolução dos colaboradores.
Com todos esses benefícios, não podemos deixar de falar sobre as vantagens para empresa em si. É possível alavancar a venda de um determinado produto ou serviço, maior divulgação da marca, e auxiliar na captação de clientes e leads.
Mas e aí, como implementar?
Como implementar na sua empresa
Para aplicar os games de forma assertiva, inicialmente é preciso fazer um estudo da empresa, para realizar um planejamento e traçar os objetivos a serem alcançados e ainda monitorar os resultados. Dessa forma podem ser seguidos 5 passos:
- Identificação do problema;
A princípio é necessário entender o porquê da dinâmica ser utilizada. Para fazer isso, é possível realizar entrevistas com os colaboradores, a fim de receber feedbacks sobre relacionamentos com os colegas de trabalho, sobre a produtividade e sobre os valores e cultura da empresa.
A identificação do que precisa ser melhorado é feita da melhor forma quando questiona os próprios envolvidos no processo. A partir daí é possível seguir com o planejamento. - Definição do objetivo;
Após identificar o problema, já se sabe onde precisa melhorar e é a hora de definir onde se quer chegar. Os objetivos podem variar de empresa para empresa, e, dentre eles, podemos exemplificar dois: a motivação dos colaboradores ou aumento de vendas. Ao entender o que se espera da dinâmica, você terá noção do que será feito e qual o melhor caminho a ser seguido. - Entendimento da Persona;
Antes de colocar em prática, é preciso entender a persona, ou seja, entender o seu público. Aplicando de forma interna na empresa, é preciso compreender a particularidade de cada participante, bem como o que eles têm em comum. - Definição das estratégias;
Agora com todos esses passos, vamos ver qual a ação será melhor aplicada. Isso pode ser feito em conjunto com diversos setores, inclusive RH. A melhor forma de fazer, é realizando pesquisas para gerar ideias e até mesmo um brainstorming. Com essas informações, poderá ser analisado quais os melhores caminhos e assim ver o que melhor se encaixa com a persona e com o orçamento da empresa. - Mensuração.
Após todos esses passos, é imprescindível a mensuração de resultados. É feito por meio de feedbacks, testes e pesquisas. Para o melhor resultado e possíveis adaptações é preciso que a gamificação seja acompanhada e observada. Logo na primeira aplicação, será possível avaliar se a estratégia seguida foi a mais indicada e se já estão sendo alcançados os objetivos.
Seguindo corretamente todos esses passos, a implementação será feita da melhor forma para sua empresa!
Conclusão
Como estamos na era digital, é importante associar isso nas nossas atividades corriqueiras. Relacionar a tecnologia com tarefas cotidianas trazem maior conforto e melhores resultados.
Antigamente os games serviam apenas para os momentos de descontração e sempre relacionados ao lazer e nesse artigos entendemos que esse cenário pode ser mudado. Aplicando em sua empresa trará diversas vantagens para os colaboradores, que alavancará seus resultados. Que tal dar o primeiro passo?
- Educação Corporativa: Um Diferencial Competitivo - 12/12/2023
- Educação Corporativa em Pequenas Empresas - 04/12/2023
- Educação Corporativa: Investimento Inteligente - 27/11/2023