KPIs: como controlar e estimular pontos de performance na sua empresa

Os KPIs, do inglês Key Performance Indicators, são os Indicadores-Chave de Desempenho observados para um negócio. É uma ferramenta de gestão utilizada para analisar os indicadores mais importantes para sua empresa.

Eles são fundamentais para a estratégia de gestão da empresa. Com base nesses números, gestores e equipes sabem o que está funcionando perfeitamente, o que precisa de mais atenção e o que pode ser ajustado. Esses números vão mostrar se a campanha está indo bem, se o marketing está sendo trabalhado de forma correta e qualquer outra métrica que precise ser avaliada.

Vamos entender um pouco mais sobre isso?

O que são KPIs?

Sigla derivada da expressão “Key Performance Indicator”, KPI pode ser traduzido como Indicador-Chave de Desempenho. É utilizado para avaliar se as iniciativas e ações estão atendendo ou não as expectativas do público quanto ao que foi prometido.

São diversos indicadores-chave e cada empresa precisa ter conhecimento de quais métricas farão diferença em suas campanhas. Sabendo exatamente quais são necessárias, evitará perda de tempo e desperdício de investimentos.

Mas afinal, qual a diferença de KPIs e métricas?

KPIs não são o mesmo que métricas, porém uma métrica pode se tornar um indicador-chave. Os KPIs são critérios essenciais para que o objetivo do seu negócio seja alcançado e a métrica é apenas algo a ser quantificado.

Uma pergunta deve ser feita: a métrica ajudará nas tomadas de decisões e irá guiá-la para seus objetivos?

Se a resposta for não, significa que ela poderá continuar atuando como métrica, gerando relatórios e etc, já que serão apenas pontos específicos que precisam ser medidos.

Se a resposta for sim, poderá ser considerada um indicador de desempenho. Isso significa que, se a métrica trouxer resultados significativos para o negócio, ela poderá ser um KPI.

Os 3 pilares dos KPIs

Para um KPI ser efetivo depende de vários fatores, como por exemplo as ferramentas utilizadas para coletar os dados ou até mesmo as pessoas que farão a análise desses dados. Porém existem 3 pilares fundamentais que devem ser considerados:

Comunicação

Para se ter êxito, é necessário que todos os envolvidos no processo estejam cientes de tudo o que está se passando. Por esse motivo é importantíssimo que se mantenha a boa comunicação dentro da empresa.

Quanto mais consenso houver sobre os KPIs, melhor será para a empresa, gestores e equipe.

Interpretação

A decisão a ser tomada deve englobar os KPIs que sejam facilmente interpretáveis. Isso quer dizer que os resultados não devem ser claros apenas para quem vai utilizá-los, mas também para quem coletou e para quem irá fazer a análise.

De que adianta os indicadores-chave serem tão complexos que até mesmo as pessoas que trabalham diretamente com eles têm dificuldade de interpretar? Isso mesmo: nada!

Formulação

Para a formulação dos KPIs de forma mais objetiva e assertiva, os critérios que serão levados em consideração devem ser baseados na política da empresa, visão, missão, valores, identidade e ideias, para que tudo esteja alinhado com os objetivos da empresa.

Como controlar e estimular os KPIs?

Além de aplicar os KPIs da melhor forma para sua empresa, é preciso todo um acompanhamento e controle para garantir que os objetivos serão atingidos. Para isso, temos algumas sugestões para você:

Avalie os resultados periodicamente

Após a implementação dos KPIs, é importante avaliações periódicas para entender seus impactos. Essa avaliação deve ir para o cronograma, para que não seja perdido o timing e acabe não resultando em dados confiáveis.

Tenha um plano B

É de extrema importância que sua empresa tenha um plano b, caso os KPIs apontem resultados negativos. Para que isso seja feito, é necessário estudar os indicadores da empresa e estabelecer limites que indiquem resultados positivos ou negativos.

Mantenha as equipes atualizadas

A equipe precisa estar atualizada e bem informada sobre todos os processos, afinal, são eles que lidam diretamente com os dados. São eles que, em caso de resultados negativos, precisarão saber quais atitudes tomar.

Acompanhe as tendências

A análise dos resultados pode se apresentar de uma forma viciada após um tempo. Os dados são familiares e muitas vezes deixam de ser explorados. Por esse motivo, ao analisá-los com atenção e a mente aberta, podem ser identificados novas tendências e extrair informações cada vez mais úteis.

Conclusão

O uso de KPIs está diretamente ligado ao objetivo que a empresa tem. A maneira que cada indicador-chave será utilizado por cada empresa vai depender das estratégias que são passíveis de serem adotadas e de quais objetivos a corporação pretende atingir.

A principal questão está em entender o motivo e como tirar a aplicação dos KPIs da teoria e colocá-los em prática. Para algumas empresas, isso pode ser a salvação para atingir o sucesso!

Existem diversas dinâmicas e processos para serem adotados e não existe um certo ou errado. Tem-se o que é melhor para cada empresa.

Agora que você está pronto para avaliar os KPIs para o seu negócio, que tal começar o seu planejamento estratégico?

Continue acompanhando o blog para mais artigos interessantes!

Avaliação post
Eva Carvalho
Siga-me