O EAD para crianças é uma zona rica de possibilidades e discussões. Alguns pais e educadores defendem que o ensino deve ser presencial até uma certa idade, já outros dizem que o EAD dinamiza o aprendizado, onde poderão ser incorporadas novas ferramentas e práticas na rotina dos alunos. Nesse artigo especial para o dia das crianças, vamos te explicar como dinamizar a educação a distância.
Logo no início da pandemia do coronavírus as escolas foram fechadas a fim de diminuir o número de infecções, afinal era uma doença desconhecida. A partir desse ponto o ensino a distância foi elevado a um novo nível, onde mais de 70% da população estudantil do mundo foi impactada com essa decisão. Foi preciso repensar em como não deixar os estudantes desassistidos e incorporar o ensino remoto.
Desafios do EAD para crianças
Não há como negar que o EAD possui alguns desafios se tratando de crianças. O processo de aprendizagem, a necessidade de contato e a garantia ao acesso ao ensino são desafios a serem superados. Vamos falar um pouco mais sobre isso?
O processo de aprendizagem
O maior desafio no processo de aprendizagem, é que não se pode cobrar das crianças a independência e a organização que adultos possuem em relação ao EAD. E por esse motivo encontrar formas que se enquadrem nesse processo pode ser desafiador, porém não impossível.
A necessidade de contato com outras crianças
De fato, é necessário para as crianças o contato com outras e a presença do tutor. Esses pontos são importantíssimos para o desenvolvimento social, para as conexões educacionais afim de estimular pontos de convivência em sociedade.
Graças a tecnologia isso pode ser feito, mesmo que à distância. Parece controverso, certo? Mas não! Hoje temos uma grande disponibilidade de recursos que facilitam a aproximação dos colegas e tutores envolvidos nesse processo.
Garantia ao acesso ao ensino
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Governo Federal, em 2021 mais de 90% da população brasileira teve acesso a internet. Número 9 vezes que em 2019, antes da pandemia, que era de 81%. Isso é um diferencial para o EAD, porém não podemos desconsiderar as desigualdades sociais na hora de estabelecer esse tipo de ensino.
Por esse motivo é necessário trabalhar para consolidar a educação a distância como ferramenta para inclusão social, democratizando o acesso às ferramentas educacionais e à internet e naturalizando o EAD como parte da vida das crianças e adolescentes.
Oportunidades que o EAD proporciona
Pensando nos desafios citados anteriormente, a ideia é que eles se tornem trampolim para o desenvolvimento de novas tecnologias e metodologias de ensino, tornando cada vez mais adequadas à cada demanda dos estudantes, inclusive das crianças.
Vamos ver alguns pontos?
Comunicação constante
Um dos pontos mais importantes no EAD é a comunicação constante e nesse sentido devem ser incluídas as crianças, os responsáveis, os professores e todos os outros que possuem o compromisso com a educação.
Para isso é necessário o uso de ferramentas de interação que possibilitem a comunicação constante. Videoconferências e fóruns de discussão com os responsáveis, aulas ao vivo para estimular o desenvolvimento das crianças e chats que possibilitem a comunicação são ferramentas importantes nesse momento.
Outras formas de manter a comunicação em dia é informando os responsáveis sobre as atividades de forma clara e objetiva e disponibilizando canais abertos em horários pré-definidos para tirar dúvidas. Canais de apoio, como redes sociais, também são um complemento para que isso aconteça da forma mais proveitosa o possível.
Múltiplos recursos de criatividade
Outra forma de auxiliar as crianças com o EAD é utilizar múltiplos recursos que estimulem a criatividade. As aulas online não precisam seguir um modelo quadro-professor. Para que esse momento se torne mais dinâmico e prazeroso, podem ser incorporadas ferramentas digitais que mesclem o ensino tradicional com outras atividades.
Um exemplo pode ser implementar lições que desenvolvam habilidades pessoais, como jogos de paciência, por exemplo. Outra forma é dinamizar os conteúdos, seja com webinars, animações, dinâmicas virtuais, e-books, esquemas ilustrados e etc.
Outro ponto que estimulará a criatividade e a participação das crianças é implementar a gamificação. Tornar o ensino “jogável” e com recompensas traz a ideia de competitividade saudável e qual criança não gosta disso?
Estimular o movimento
Quando presencial, o ensino infantil conta com muito movimento físico das crianças. Trazer isso para o EAD, além de gastar a energia acumulada, envolve os alunos e não os deixa tão distante da escola. Uma forma de fazer isso é apresentando aulas que estimulam o movimento, como uma aula de música ou dança acompanhando o professor.
Microlearning como aliado ao ensino
Prender a atenção das crianças é um desafio. Às vezes fazer isso com pílulas de conhecimento pode ser mais fácil, já que o microlearning favorece o foco. Apresentar o conteúdo de formas fragmentadas pode ser uma forma de estimular o interesse da criança.
Além de tudo isso é preciso ter a plataforma certa para suas crianças.
A Plataforma EAD
A Plataforma EAD desenvolvida pela Estado Virtual é a garantia do sucesso do seu EAD para as crianças. Nós temos os recursos certos para cada oportunidade citada nesse artigo. Por exemplo as videoconferências, webinars e outros tipos de interações que irão aproximas os tutores dos responsáveis e dos alunos.
Além disso, nosso sistema conta com a gamificação completa do processo de aprendizagem. É possível pontuar por aula assistida, por conteúdo baixado, por exercício realizado, e por várias outras métricas que você desejar. Outro ponto é que na Plataforma EAD você possui suporte técnico para que sua escola extraia o máximo da nossa ferramenta.
Um ambiente customizado para sua escola também é um diferencial. Deixar seu EAD com a cara da sua instituição de ensino dará a ideia de proximidade das crianças com a escola.
Ainda que o ensino presencial seja a principal alternativa para a educação, o EAD é um aliado para reforças as lições aprendidas e estimular o desenvolvimento de outras habilidades.
Conte conosco para uma transformação no ensino infantil. Entre em contato e agende uma demonstração. Vamos crescer juntos!
- Educação Corporativa: Um Diferencial Competitivo - 12/12/2023
- Educação Corporativa em Pequenas Empresas - 04/12/2023
- Educação Corporativa: Investimento Inteligente - 27/11/2023