Trilhas de aprendizagem: O que são?

A educação passou por diversas mudanças nos últimos tempos. Em um mundo onde tudo acontece de forma acelerada, metodologias de aprendizagem rápidas trazem resultados positivos na educação. Nesse contexto, as trilhas de aprendizagem vêm ganhando cada vez mais destaque, seja por instituições de ensino ou por empresas que desejam otimizar os treinamentos corporativos.

Com as trilhas é possível acomodar diferentes perfis de colaboradores em um sistema de aprendizagem. E é por isso que as trilhas de aprendizagem são tão importantes dentro de uma corporação. Cada colaborador possui suas próprias limitações e individualidades para a assimilação do conteúdo. Assim, métodos que contemplam e asseguram que o aprendizado se dará de forma efetiva entre os estudantes são imprescindíveis dentro de um treinamento.

Vamos entender um pouco mais sobre isso?

O que são trilhas de aprendizagem?

São definidas como uma sequência de atividades que visam a capacitação e a aprendizagem de um determinado conhecimento. Dentro de uma corporação, seu objetivo principal é contribuir para o desenvolvimento contínuo do colaborador, gerando assim melhores resultados para a empresa.

A sequência das atividades deve ser estabelecida por um gestor e precisa conter os requisitos necessários para que o colaborador se desenvolva dentro de uma temática específica.

Os recursos para uma trilha de aprendizagem podem ser variados, como artigos, vídeos, aulas, livros, games, podcasts, questionários, fóruns, infográficos, dentre outros.

As trilhas de aprendizagem reforçam a ideia de que o aluno é o próprio protagonista do seu estudo, sendo autônomo para que a transmissão do conteúdo se dê da forma mais eficaz possível.

Tipos de trilhas de aprendizagem

A organização dos módulos de aprendizagem nos trazem dois tipos: lineares e agrupados.

Linear

Nesse modelo, o estudo é colocado em sequência, sendo necessário cumprir um para iniciar o outro. Um é pré-requisito para o outro. Dessa forma, o percurso é direcionado pelo criador da trilha. Geralmente é adotado quando o assunto precisa ter uma sequência lógica para o aprendizado.

Um exemplo disso é a matemática. Não tem como o aluno aprender divisão, se não aprendeu anteriormente adição e subtração, por exemplo. O aprendizado deve ser linear e seguir uma lógica para que seja dado da melhor forma possível.

Agrupado

Quando a trilha de aprendizado não segue uma ordem pré-estabelecida, é chamado de “agrupado”. O aluno tem uma autonomia maior no seu processo de aprendizagem e geralmente apresenta apenas a quantidade mínima de módulos a serem cumpridos.

Um determinado assunto que tenha várias ramificações pode ser trabalhado nesse modelo, já que não é necessário seguir uma ordem específica. Dessa forma, os recursos disponibilizados pelo criador da trilha são selecionados pelos estudantes.

Agora que já entendemos o que significa e quais os tipos, vamos ver sobre as trilhas de forma EAD.

Trilhas de aprendizagem a distância

No âmbito corporativo, a adoção das trilhas a distância se transformam em uma solução prática para quem deseja gerenciar os conhecimentos e o desenvolvimento dos seus colaboradores.

Existem diversas plataformas EAD que adotam as trilhas de aprendizagem. Uma das principais vantagens de adotar um sistema, é que o acompanhamento de todo o progresso será automatizado. Relatórios com o percentual do andamento das atividades e dados estatísticos são gerados pela própria plataforma.

Outra vantagem é que recursos são otimizados: reduz custos de deslocamento, tempo, pessoas envolvidas, facilita o acesso, socializa informações e gera mais conhecimento.

No geral, as plataformas oferecem uma facilidade inegável. O colaborador terá flexibilidade, podendo escolher seus horários e conteúdos que deseja acessar. Por esse motivo, é necessário que você adote a plataforma ideal para sua empresa.

A Plataforma EAD da Estado Virtual conta com uma interface intuitiva e totalmente personalizável. Você poderá montar o curso com a trilha de aprendizagem com sua marca e identidade visual.

Além disso, é possível extrair os mais diversos relatórios, como comparativo entre alunos, relatórios de aulas assistidas x aulas acessadas, quais são os alunos que mais participam, entre outros.

Contamos com a possibilidade de trilhas de aprendizagem com data de início e fim, assim o colaborador será incentivado a realizar as tarefas dentro do prazo determinado.

Pode ser incluso a gamificação, onde, por exemplo, se o colaborador assistir mais de 80% das aulas, ganha ponto, ou então a cada questionário respondido, também ganha uma pontuação.

Tudo isso motiva ainda mais o colaborador, já que a empresa pode dar recompensas reais para os colaboradores mais engajados e empenhados, como premiação em dinheiro, folgas, e o que estiver disponível de recurso para a empresa.

Nós contamos com todas as ferramentas necessárias e um time de suporte ideal para que sua trilha de aprendizagem seja um sucesso! Entre em contato com a gente e solicite uma demonstração gratuita.

Avaliação post
Eva Carvalho
Siga-me