5 pilares da gestão do conhecimento

Administrar uma empresa evolve várias habilidades importantes, dentre elas o domínio da gestão do conhecimento e saber como colocá-lo em prática. Nesse artigo vamos citar os 5 pilares da gestão do conhecimento.

No mundo atual, totalmente globalizado e informatizado, temos mais acesso a informação que nunca. Todos os dias, logo ao acordar, somos munidos de tantas informações, que é preciso filtrar para absorver o que realmente é necessário.

O mesmo acontece no ambiente de trabalho. Profissionais diferentes possuem conhecimentos diferentes, e para isso resultar em resultados positivos para a empresa, ter uma gestão estratégica que organize as informações é fundamental.

Em artigos anteriores explicamos mais sobre a gestão do conhecimento e demos dicas para colocá-la em prática. Leia mais aqui. Continuando, vamos entender para que serve a gestão de conhecimento na prática?

Objetivos da gestão do conhecimento

No artigo citado anteriormente explicamos o que é a gestão do conhecimento. Mas, afinal, qual a função se aplicado na prática?

Captura de informações

Com a gestão do conhecimento aplicada, fica mais fácil criar mecanismos de capturas de informações e conhecimentos, como por exemplo um sistema que viabilize o resgate de relatórios, manuais, artigos e outros documentos, caso seja necessário.

Valorização do conhecimento

Já que o conhecimento e as informações do negócio são os principais ativos de uma organização, a valorização do conhecimento é fundamental para alavancar a empresa. Com essa valorização a empresa inova a forma de enxergar os objetivos e fica mais focada em atingi-los.

Facilitar o acesso ao conhecimento

Com os dois objetivos anteriores alinhados, sistemas, acessos, transferências e compartilhamento do conhecimento é facilitado, trazendo maior acessibilidade às informações.

Complementar a cultura organizacional

A gestão do conhecimento favorece a criação de políticas e normas da empresa, favorecendo um ambiente de compartilhamento intelectual e facilitando o fluxo do conhecimento.

Vamos ver os 5 pilares da gestão do conhecimento?

5 pilares da gestão do conhecimento

Gestão de pessoas

A gestão do conhecimento e do capital intelectual são permeados por uma boa gestão de pessoas, afinal são as pessoas que são responsáveis por adquirir, analisar, modelar e colocar em prática o conhecimento.

A empresa, em seu lugar de importância, identifica e analisa os conhecimentos de cada colaborador, onde será possível definir saberes complementares que podem somar a cada indivíduo.

Todo esse processo também envolve uma boa gestão de competências, que abrange fatores como comportamento, atitudes e habilidades de cada colaborador.

Gestão de processos

A gestão do conhecimento, quando aplicada corretamente, deve seguir um mapeamento detalhado dos processos, assim será garantido a construção de conhecimento entre os colaboradores, já que as técnicas e estratégias de execução serão as mesmas compartilhadas.

A gestão de processos serve também para identificar os conhecimentos e habilidades necessárias para que os processos sejam concluídos da melhor forma, para que seja desenvolvido mais rapidamente.

Inteligência competitiva

O processo de inteligência competitiva está totalmente atrelado à gestão de conhecimento, ou seja, ao monitorar continuamente o mercado, buscando tendências e análises estratégicas, são identificados conhecimentos que agregam para a empresa competitivamente falando.

Ao desenvolver uma estratégia que avalia os riscos e as oportunidades, a inteligência competitiva é aguçada e gera mais conhecimento e por isso é de grande importância.

Gestão da informação

A área de tecnologia da informação desempenha um papel fundamental na gestão do conhecimento pois é ela que aplica os materiais tecnológicos que gerenciam os recursos e o capital humano da empresa.

São integradas as informações mais importantes de cada departamento pelo uso da tecnologia. O mecanismo de compartilhamento e uso do conhecimento também passam por ela. Pode ser implementado por um ambiente virtual, por exemplo.

Aprendizagem organizacional

Dentro de uma organização, o processo de aprendizagem deve ser coletivo. A gestão do conhecimento organizacional proporciona um ambiente progressivo, de pesquisa, análise, inovação que é voltado para melhores resultados para a empresa.

Quando os colaboradores estão motivados a trabalhar em conjunto e alinhados com os objetivos da empresa, a aprendizagem organizacional se torna mais fluida e resulta em novos conhecimentos para todos.

Conclusão

A gestão do conhecimento é de extrema importância para a empresa e só tem a agregar, tanto para os colaboradores, quanto para resultados mais positivos para a organização.

E a Estado Virtual tem uma solução perfeita para ajudar na Gestão de Conhecimento: o EV DOC! Com essa solução, você não gerencia apenas os documentos, mas toda a informação da sua empresa! O sistema permite a criação de formulários customizáveis para o cadastro de dados que podem estar relacionados ou não aos documentos. Para conhecer, acesse por esse link.

Continue acompanhando nosso blog para mais artigos interessantes!

Avaliação post
Eva Carvalho
Siga-me