Vídeo institucional: 5 dicas para fazer um ótimo vídeo

Você já pensou em criar um vídeo institucional para sua empresa? Compartilhar a história da empresa e transmitir sua missão, visão e valores fortalece sua imagem com o público, afinal quem não gosta de saber um pouco sobre a história do outro?

As possibilidades de conteúdo são inúmeras. Você pode mostrar os bastidores da empresa, usar seus colaboradores como porta-vozes, ou até mesmo apresentar algum produto ou serviço específico. Usar a imaginação vai te trazer ótimos resultados.

Nesse artigo vamos te explicar o que é e como criar um vídeo institucional engajante.

Vamos começar?

O que é um vídeo institucional?

O vídeo institucional é um produto audiovisual voltado para aumento de visibilidade da empresa a partir dos seus diferenciais. Geralmente de curta duração, apresenta ao público a história de sua empresa, seja de como foi fundada ou do momento atual.

O vídeo pode partir de diversas perspectivas, seja apresentar a missão, visão e valores ou mostrar os bastidores da empresa, por exemplo. Isso quer dizer que o foco do vídeo institucional está na própria essência e identidade da empresa.

Já na parte estética, o vídeo apresenta a identidade visual da marca, que irá representar a personalidade corporativa da sua empresa.

Criar um vídeo que transmita uma mensagem impactante que atinja a todos os públicos interessados, como clientes, colaboradores, parceiros e investidores, pode ser desafiador, mas o resultado compensa.

Além de apresentar os princípios da empresa, o vídeo será uma importante ferramenta de comunicação. Pode ficar disponível em seu site, ser exibido em apresentações da sua marca e até mesmo compartilhado diretamente com o público por ferramentas de comunicação. As opções são infinitas e são extremamente eficazes para capturar a atenção do consumidor digital.

O vídeo institucional humaniza a empresa quando mostra as pessoas que estão por trás da marca, o que gera uma identificação grande por parte do público e transmite credibilidade.

Como fazer um vídeo institucional para sua empresa?

Estabeleça e planeje objetivos

O vídeo institucional deve ser cuidadosamente planejado. Primeiramente é importante estabelecer os objetivos. O vídeo terá foco na integração de colaboradores? Será para apresentar os diferenciais da empresa? Qual o orçamento disponível? Em quanto tempo é esperado que fique pronto? Tudo isso deve ser colocado na ponta do lápis para que o vídeo seja feito de forma mais organizada e menos onerosa.

Deve ser definido também o público alvo. Será um vídeo que gere identificação da marca para clientes? Ou voltado para investidores? Talvez para os parceiros, afirmando a importância de boas parcerias.

Monte o roteiro

O roteiro definirá qual será exatamente o conteúdo do seu vídeo e como a sua mensagem será repassada. É importante que a mensagem seja clara, para que quem assista compreenda o vídeo sem esforço e capte a essência de sua empresa. Nesse artigo explicamos um pouco sobre oratória em vídeos.

No roteiro será definido as cenas, falas, narrações, efeitos sonoros, animações, cortes e etc. É o roteiro que irá orientar a filmagem e a edição do vídeo institucional.

Um storyboard pode ser muito útil. É um guia ilustrado quadro a quadro que irá conter as principais cenas definidas pelo roteiro. Enquanto o roteiro traz o conteúdo do vídeo, o storyboard oferece uma pré-visualização de como ficará a produção.

Invista no storytelling

O seu vídeo institucional precisa contar uma história que seja capaz de prender a atenção do público-alvo. Isso é o storytelling. Para produzir um vídeo você possui à disposição todos os recursos criativos: palavras, imagens e sons. Brincar com esses elementos pode criar uma história profunda que faça o público se conectar com a empresa.

Invista em captação e na pós-produção

Seu vídeo precisa ser exclusivo e impecável, assim ele trará bons frutos para sua empresa. Por esse motivo é extremamente válido fazer sua própria captação de imagem e áudios originais, evitando os bancos de vídeos. Isso irá valorizar ao máximo seu vídeo, ainda mais se for gravado dentro do seu próprio ambiente. Nesse artigo falamos sobre 5 opções de programas para você gravar vídeos.

Utilize Calls to Action (CTAs)

Por último, não esqueça de usar call to action (CTAs) para incentivar seu público-alvo à alguma ação. Pode ser chamando para acessar um link, para agendar uma demonstração ou qualquer outra ação que encaixe bem com seu vídeo. Outra opção é incentivar os comentários e compartilhamento do vídeo.

Conheça 4 programas para editar seus vídeos!

Dicas sobre trilha sonora sem direitos autorais!

Dicas de iluminação para gravar seus vídeos!

Como gravar vídeos?

Conheça a Estado Virtual

Avaliação post
Eva Carvalho
Siga-me